domingo, 1 de novembro de 2015

PPA 2014/2017 - Turismo - Plano e Metas para Cumprir

Dando continuidade ao Plano Plurianual 2014/2017, com ênfase no setor do Turismo, apresentamos o Plano de Ação e o Plano de Metas, segundo a Lei Municipal 17.621-A que tem como objetivo o resultado que a Administração Pública Municipal deseja alcançar. Na carta de envio do projeto de lei à Câmara Municipal, consta que é uma demonstração concreta do compromisso com a qualidade e objetividade do atual governo, cuja preocupação única é garantir para a cidade de Marabá um desenvolvimento com qualidade de vida e inclusão social na construção e o exercício da cidadania dos marabaenses.
Embora não esteja no corpo da Lei, o PPA pensa em uma cidade melhor preparada para o futuro, melhor capacitada para receber visitantes e atender melhor aos aqui residentes, dentro da realidade da possibilidade do município. Pensa o município para 04 anos, inclusive traça planos e metas para transformar a cultura turística local, capaz de tornar a cidade como um produto turístico, sensibilizando os poderes público e privado. Assim sendo, é importante observar, em continuidade, maiores informações quantos ao que foi planejado.


PLANO DE AÇÃO
AEA 1: Informação e Banco de Dados
OE 1. Tornar acessível à população em geral, informações e todos os desdobramentos pertinentes ao desenvolvimento do turismo como atividade econômica.
IE 1. Elaborar Inventário Turístico do município de Marabá e atualizá-lo a cada 02 anos.
IE 2. Elaborar Diagnóstico do Município e atualizá-lo a cada 02 anos.
IE 3. Instalar pontos de Informações Turísticas.
IE 4. Realizar pesquisa de demanda turística em alta e baixa estação a cada 02 anos.


AEA 2: Fomento
OE 2. Conscientizar e sensibilizar a comunidade, os poderes público e privado, quanto à importância do turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.
IE 1. Realizar ações de fomento do turismo, em ações conjuntas com as demais secretarias e órgãos do governo, oferecendo mecanismos para a criação de uma cultura turística a população marabaense.
IE 2. Realizar campanha de Conscientização Comunitária sobre o lixo (durante o período de veraneio em Marabá - julho) "Onde tem lixo, não tem turista".
IE 3. Executar Projeto Artístico Ambiental - 1 "Encontro Artístico e Ambiental de Marabá".
IE 4. Realizar River Tour - Passeio Turístico - panorâmico fluvial contemplando as águas dos rios Tocantins e Itacaiúnas.
IE 5. Executar anualmente projeto multicultural de resgate e valorização da cultura e turismo - 1º Festival Raízes do Pará.


AEA 3: Marketing
OE 3. Estabelecer estratégicas que poderão ser executadas junto ao plano de desenvolvimento turístico do município, objetivando atingir os resultados propostos pela Secretaria Municipal de Turismo.
IE 1. Realizar pesquisa intensa e contínua para definir a demanda local, principais centros emissores, e o perfil dos visitantes (acompanhar variação de desejos e necessidades).
IE 2. Definir políticas de patrocínio.
IE 3. Definir e divulgar o calendário de eventos da Setur.
IE 4. Relacionar e disseminar informações, alcançando um número maior de pessoas na execução das ações e eventos realizados pela Setur (ação participativa da comunidade).


AEA 4: Estruturação e Formatação de Produto
OE 4. Oportunizar propostas de desenvolvimento turístico no município de Marabá, dotando o mesmo de infraestrutura básica, modernizando e ampliando os serviços de apoio ao turista.
IE 1. Implantar Sinalização, orientando turistas e visitantes, assim como residentes em seus deslocamentos dentro do município, indicando a localização exata de locais públicos e privados voltados para a atividade turística.
IE 2. Elaborar Projeto de Paisagismo do entorno dos terminais rodoviários e aeroportuários (revitalizando as áreas anualmente).
IE 3. Elaborar Projeto para implantação de rampas de acesso para Portadores de Necessidades Especiais.
IE 4. Implantar mirante no encontro das águas entre os rios Itacaiúnas e Tocantins.
IE 5. Elaborar Projeto de Revitalização de praças da cidade.
IE 6. Elaborar projeto fixo de infraestrutura para a valorização do balneário das mangueiras (terraplanagem, construção de quiosques, estacionamento e etc.).
IE 7. Elaborar Projeto de melhorias para os balneários: Vavazão, Taboquinha e Pirucaba.
IE 8. Elaborar projeto de veraneio anual às praias: Tucunaré, Geladinho e Espírito Santo, confeccionando e padronizando barracas móveis para empreendimentos gastronômicos A&B (alimentos e bebidas), vestuário para os colaboradores da praia, programação de esporte e lazer, e apresentação de shows regionais e culturais.
IE 9. Sinalização de acesso e deslocamento às praias e balneários.
IE 10. Organizar e estruturar áreas de estacionamento.
IE 11. Instalar base de segurança fixa próximo aos balneários.
IE 12. Elaborar Projeto de Revitalização da Orla Sebastião Miranda com vista que a Orla de Marabá é um dos cartões postais da cidade.
IE 13. Elaborar o Projeto de criação do Mercado Turístico de Marabá na Orla Sebastião Miranda.


AEA 5. Capacitação
OE 5. Incentivar a capacitação profissional destinada aos prestadores de serviços turísticos, por meio da captação e realização de cursos, seminários e palestras voltadas à excelência no atendimento.
IE 1. Captar recursos para a realização do Curso de Excelência no Atendimento.
IE 2. Captar recursos para a realização do Curso de Culinária local e regional.
IE 3. Captar recursos para realização do Curso de Higiene e Manipulação de Alimentos.
IE 4. Captar recursos para realização do Curso de Formação de Guias de Turismo Regionais e Nacionais.


AEA 6. Financeiro
OE 6. Elaborar planilhas de custos de orçamentos previstos nos projetos e eventos e prestar contas dos gastos prenunciados na gestão anual e das atividades desenvolvidas, bem como controlar a compra dos materiais de expediente, limpeza, periféricos de informática e manutenção dos equipamentos e serviços.
IE 1. Captar recursos junto ao Fundo Municipal de Turismo.
IE 2. Dinamizar a captação de Convênios estaduais e federais.



PLANO DE METAS
AEA 1. Informação e Banco de Dados
OE 1. Tornar acessível à população em geral, informações e todos os desdobramentos pertinentes ao desenvolvimento do turismo como atividade econômica.
Meta 1. Implantar pontos de informações turísticas nos 03 núcleos da cidade em 2014.


AEA 2. Fomento
OE 2. Conscientizar e sensibilizar a comunidade, os poderes público e privado, quanto à importância do turismo como instrumento de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental.
Meta 1. Realizar palestras com a comunidade, nos 03 núcleos do município em dias alternados.
Meta 2. Realizar uma Campanha de Conscientização comunitária realizada nas praias do Tucunaré, Geladinho e Espírito Santo, durante a alta estação.
Meta 3. Realizar o 1º Encontro Artístico e Ambiental de Marabá na praia do Tucunaré.
Meta 4. Realizar Passeios Turísticos Panorâmicos Fluvial 04 vezes ao ano (River Tour).
Meta 5. Realizar 01 Festival - Evento Multicultural anualmente (1º Festival Raízes do Pará).


AEA 3. Marketing
OE 3.Estabelecer estratégias que serão executadas junto ao plano de desenvolvimento turístico do município, objetivando atingir os resultados propostos pela Secretaria Municipal de Turismo.
Meta 1. Realizar pesquisa de identificação do perfil de demanda turística local, nos hotéis, restaurantes, aeroportos e terminais rodoviários, por meio da aplicação de 500 questionários.


AEA 4. Estruturação e Formatação de Produto
OE 4. Oportunizar propostas de desenvolvimento turístico no município de Marabá, dotando o mesmo de infraestrutura básica, modernizando e ampliando os serviços de apoio ao turista.
Meta 1. Elaborar 03 projetos para melhorar a aparência visual dos Portais de entrada e saída do município.
Meta 2. Edificar 01 Mirante para maior visibilidade da união dos rios que banham o município de Marabá.
Meta 3. Elaborar 01 projeto para revitalização do Balneário das Mangueiras com obras de infraestrutura básica.
Meta 4. Elaborar 01 projeto para revitalização do Balneário do Vavazão, Taboquinha e Pirucaba com obras de infraestrutura básica.
Meta 5. Instalar 04 bases de segurança nos balneários permanentes do município.


AEA 5. Capacitação
OE 5. Incentivar a capacitação profissional destinada aos prestadores de serviços turísticos, por meio da captação e realização de cursos, seminários e palestras voltadas à excelência no atendimento.
Meta 1. Realizar 01 Curso de Qualificação Profissional na Área de Excelência no Atendimento, dividido em duas turmas por semestre.
Meta Realizar 01 Curso de Qualificação Profissional na Área Culinária local e regional, dividido em duas turmas por semestre.
Meta 3. Realizar 01 Curso de Qualificação Profissional na Área de Higiene e Manipulação de Alimentos, dividido em duas turmas por semestre.
IE 4. Realizar 01 Curso de Qualificação Profissional na Área de Formação de Guias de Turismo Regionais e Nacionais, dividido em duas turmas por semestre.


Conclusão: 

O Plano Plurianual 2014/2017 proposto e transformado em Lei Municipal é algo viável segundo a visão do Prefeito Municipal que o encaminhou e o sancionou na forma de Lei. São passos importantes para uma mudança da realidade, do cenário de crise que vem nos enfraquecendo desde 2008, sem alternativas, sem mudança de curso para o desenvolvimento do município e geração de emprego e renda. 

Posso dizer do PPA, no que tange ao turismo, está acordado e longe do sonho de gigantismo que impera nos discursos políticos dos grandes, mega projetos que são prometidos nas campanhas eleitorais e, logo em seguida, inviabilizados. Acontecimentos que nos enchem de esperanças e depois de frustrações. É essa realidade que podemos transformar, da dependência de Brasília, por ações ao nosso alcance, deixar de esperar e tomar atitudes para realizar segundo o nosso inventário de riquezas e vocações econômicas, tudo ao nosso alcance, precisando apenas dar o primeiro passo para virar riquezas.

É difícil acreditar que se planejou no Plano Plurianual 04 anos e, no entanto, no turismo estejamos sem o funcionamento da Secretaria, que não tem um secretário(a) nomeado(a) há mais de um ano. Como acreditar que esta embarcação a transportar pessoas e ideias chegará ao destino certo sem um condutor? É por essas e outras razões que insisto em dizer que podemos mudar a realidade do município a partir do turismo, com propostas implantadas e cada um, o público e o privado fazendo a sua parte. Estou com esse blog e sei que o mesmo é interessante e chega ao conhecimento de muitas autoridades. Esse é um canal que leva a nossa preocupação e nos faz ver o futuro que queremos. É a nossa atitude que importa neste momento. O turismo é a nossa bandeira e vai nos salvar dessa crise se, fizermos o que precisa ser feito e, o bom de tudo é que seremos ajudados nesta caminhada. Vamos andar? Atitude e Determinação para todos. Já!!!


Fonte pesquisada:
http://transparencia.maraba.pa.gov.br/ppa-plano-plurianual/ 

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF