terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Praça Duque de Caxias, Conheça um pouco de sua história

O Coreto sem Cobertura. Foto: Panorâmio (internet)
É interessante conhecer a história de nossa cidade, seus aspectos históricos e culturais. Preservar a memória é guardar um tesouro para muitos. Com a satisfação de ter ouvido relatos de pessoas que conhecem muito bem o passado da Praça Duque de Caxias, situada no coração da Marabá Pioneira, resolvi fazer esse registro. Infelizmente foi uma conversa meio ofegante e nela havia duas pessoas que relatavam apressadamente, sempre complementando as informações ouvidas, foi um papo corrido, sem a preocupação de datação, tudo bem, valeu assim mesmo.


O Coreto com cobertura de palha. Foto: Panorâmio (internet)
Um dos símbolos antigos preservados da Praça Duque de Caxias é o Coreto, fica em uma extremidade da praça, mais próximo do Palacete Augusto Dias e incorpora várias histórias que merece o relato. Segundo o médico Jorge Bichara era neste local que, quando criança gostava de correr na sua infância. Ele foi informado tempos depois que o piso era de marmorito e havia em muitos lugares as inscrições "AD" que significava "Augusto Dias". Não sei quem foi essa pessoa, mas, o seu nome está no Palacete e em uma travessa na Marabá Pioneira.


Reforma da Praça. Foto cedida pela Casa da Cultura
No passado o Coreto não tinha uma cobertura, com o tempo fizeram vários improvisos, cobriram com palhas, com lona. Mas, fiquei sabendo que foi o engenheiro Ricardo Smith que conseguiu fazer a cobertura em alvenaria tornando-o mais acolhedor. Na gestão do prefeito Tião Miranda, mas, foi em 2003 que ele construiu um lago e foi colocado alguns exemplares de peixes e na parte mais central foi construída uma Praça de Alimentação.


Pórtico na Casa da Cultura. Foto: Arnilson de Assis
Nesta praça havia alguns pórticos, também não sei da sua origem e de sua história, como chegou e o porque ser com esse formato bonito. Esses pórticos também foi motivo de briga, o Dr. Jorge enfrentou o prefeito Hamilton Bezerra (1986-1988) que queria quebrá-los. Conseguiu que fosse preservado e um deles e está na entrada da Fundação Casa da Cultura de Marabá. Também ocorreu outra bronca, desta feita com o prefeito Sebastião Miranda (2002-2005), queria quebrar o piso de marmorito, cujas peças tinham a inscrição AD. Foi possível a preservação de algumas placas deste piso, mas, o fato é que todo o piso da praça estava danificado e precisava ser reformado. 


Praça atual, ao fundo o Coreto. Foto: Arnilson Assis
A antiga praça tinha alguns aspectos que permaneceram. Recebeu o nome, conforme o amigo Otávio bem afirmou, por conta da Proclamação da República o nome da Praça recebeu esse nome por uma imposição, fato que pouca gente sabia de tal fato ocorrido no país e, como forma de torná-lo conhecida foi imposto o nome de Duque de Caxias, como também, várias vias urbanas tiveram que mudar de nome, por exemplo: a via que margeia o Rio Tocantins (a Orla) tinha o nome de Marabazinho e, foi mudado para Marechal Deodoro e a que margeia o Rio Itacaiúnas recebeu o nome de Benjamin Constante e outras mais. 


Boatos
Corre por várias bocas a notícia que a praça sofrerá várias alterações, inclusive com a derrubada do Coreto. Conversei com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura e ouve o desmentido. Haverá mudanças em relação a praça de alimentação (os quiosques).

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF