quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Conselheiros se reúnem com o Vice Prefeito Toni Cunha

Diálogo muito positivo com o Vice Prefeito Toni Cunha
Aconteceu na tarde desta terça-feira (24/01/17) no auditório da Prefeitura Municipal de Marabá reunião dos Conselheiros de Turismo que vieram em massa conversar com o Vice Prefeito Toni Cunha, visando tratar de assuntos diversos, entre eles do funcionamento do Conselho Municipal de Turismo - COMTUR, da ativação da Secretaria de Turismo e, apresentar as novidades do setor. Abertura dos trabalhos coube a Presidente do Conselho de Turismo Jeania dos Santos Lima que iniciou tratando da estrutura da sede onde temos as nossas reuniões, espaço muito pequeno para acolher os representantes de órgãos, em número de 28 e não há as condições mínimas, realidade dos demais 16 conselhos atuantes na cidade, todos com muitas dificuldades onerando em demasia com aluguéis e a servidores o Executivo Municipal.
A reunião foi bastante prestigiada por empresários, entidades e órgãos públicos, esse momento já era bastante aguardado, pois, pela primeira vez fomos atendidos em uma audiência com um Vice Prefeito, razão pela qual agradecemos ao Luciano Lacerda e Alessandro Viana.


Casa dos Conselhos Municipais

Para acolher os 17 conselhos Jeania dos Santos Lima atual presidente do Conselho apresentou uma proposta já lançada no Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, de se alugar um único prédio para todos, criando assim a Casa dos Conselhos, compartilhando neste espaço serviços de limpeza, copa, internet, recepção e permitindo redução de pessoas e despesas, evitando desperdícios e alocando recursos para outras políticas da gestão atual. Imagens do prédio da Leolar próximo da Rodoviária da Folha 33, mostram espaços para o funcionamento de até duas secretarias de menor porte e todos os 17 conselhos municipais, Tal medida permite a valorização dos trabalhos dos conselheiros por oferecer modernas instalações e melhores condições de atuação.


Avanço nas Ações de Turismo

Arnilson e Jeania do Conselho de Turismo de Marabá
Foi apresentada por Jeania uma versão do primeiro INVENTÁRIO TURÍSTICO DE MARABÁ em processo de finalização. Enquanto outros municípios já possuem os seus e já precisam de atualização, agora que conseguimos fazer o nosso, graças a trabalho realizado quando foi secretária de turismo por apenas 90 dias e, que contou com a coordenação da Secretaria de Estado de Turismo e o apoio de 60 acadêmicos da Universidade do Estado do Pará - Uepa e da Universidade Federal do Pará - Unifesspa. Este é um documento contém informações de toda a oferta de serviços e atrativos necessários ao desenvolvimento do turismo, seja para investimentos ou que seja para pesquisas.

A presidente informou que o Conselho elaborou o primeiro REGIMENTO INTERNO que é de fundamental importância para o funcionamento das reuniões e tomadas de decisões mas, que ainda precisa ser homologado pelo Executivo Municipal e servir para a próxima eleição de diretoria deste conselho, são mecanismos como este que se presta ao funcionamento do órgão e ao apoio da gestão pública. 

Ela ressalta que, mesmo com o fim das atividades da Secretaria em julho de 2016, foi possível a elaboração do CALENDÁRIO DE EVENTOS DE MARABÁ e só foi possível este trabalho graças ao apoio do COMTUR, da Secretaria de Cultura de Marabá e apoio da Secretaria de Estado de Turismo - SETUR, contemplando a realização no ano de 2017 de 65 eventos e, todos eles podem ser comercializados como eventos culturais e turísticos, com ampla divulgação do nome da cidade.

O Fundo de Desenvolvimento do Turismo do Município de Marabá - FUNDETUR, criado pela Lei n.º 15.721 de 30 de dezembro de 1998, que tem entre outros objetivos o de fomentar atividades relacionadas ao turismo municipal, visa a geração de empregos, o aumento da renda dos trabalhadores e empresários e de possibilitar a melhoria da infraestrutura turística e da manutenção dos serviços pertinentes, jamais conseguiu abrir a conta corrente, mecanismo necessário para a obtenção de recursos na forma de transferências, auxílios e subvenções de entidades, empresas ou órgãos Federais, Estaduais e Municipais ou oriundos de convênios ou ajustes financeiros firmados pelo município, cuja aplicação sejas destinadas às ações de implantação de projetos turísticos e ecológicos, também, podendo auferir recursos de entidades privadas e de outros créditos previstos na presente lei, e coube ao Conselho Municipal de Turismo junto com a administração passada abrir a Conta Corrente com o aporte legal necessário. 


Palavras do Vice Prefeito Toni Cunha

Vice Prefeito Toni Cunha sempre muito atencioso
Muito atencioso o Vice Prefeito Toni Cunha declarou como óbvio que o turismo é muito importante, principalmente numa região como a nossa com um potencial muito grande e pouco utilizado, banhado por dois rios fantásticos, com uma praia de rio que fica por muito tempo para uso e, infelizmente, ao longo do tempo não temos tido uma organização suficiente para organizar isso. Estamos na Região Amazônica, cobiçada, mas sem projetos e investimentos adequados para viabilizar. É uma pena que estejamos num momento de extrema dificuldade, com enfrentamentos fortes e prioritários por conta de oito anos das gestões anteriores, é preciso colocar a casa em ordem, inclusive o prédio da prefeitura precisa de melhorias de atendimento ao público, precisamos sistematizar a administração pública e buscar prédios adequados.



O Conselho Municipal de Turismo como parceiro

O Vice Presidente do Conselho Municipal de Turismo Francisco Arnilson de Assis agradeceu por esse importante momento de diálogo e disse que, é necessário afirmar, precisamos confiar e ter um pouco de paciência, temos uma ansiedade em contribuir, mas, que este é o momento de se ter paciência, todo começo de gestão é lenta, é o momento em que os novos gestores precisam realmente de conhecer e organizar a casa. Em seguida fez algumas considerações, destacando o papel do Comtur de ser consultivo e deliberativo em apoio às políticas públicas e à Secretaria de Turismo. Este órgão vem fazendo suas reuniões desde 2015, com muito cuidado para o registro em Atas das reuniões realizadas e, destacou que contribui nas discussões das políticas públicas. Por conta desta atuação é de fundamental importância a sua existência enquanto órgão que colabora no melhoramento da cidade e nas assinaturas de convênios, inclusive com o Ministério do Turismo.

Arnilson levantou os diversos fatores que considera como potencial e, no entanto,  não temos produtos turísticos e muito menos em tempos recentes da promoção de eventos e dos atrativos locais. A praia por exemplo, precisa ser olhada como um atrativo e ser organizada para ser divulgada, temos muita necessidade de mostrar a cidade para os marabaenses, para os moradores de municípios vizinhos e mesmo para o todo o Brasil, mas, precisa-se de políticas públicas e a Secretaria de Turismo é um norteador de ações. Neste quesito, o Calendário de Eventos está pronto e precisa ser executado. Tudo isso é necessário para o funcionamento do Centro de Convenções que vai sediar eventos de negócios e, quando os visitantes aqui estiverem terão a oportunidade de conhecer tudo de bom que temos na forma de produtos estruturados, de oferecer roteiros para passeios, de visitação e de se hospedagens. O Centro de Convenções é um investimento de 30 milhões e é muito grande, chamam-no de Elefante mas, não podemos chamá-lo de Elefante Branco, temos que fazê-lo funcionar.

Destacou o funcionamento do Conselho de Turismo nas discussões de ações envolvendo os empresários, o terceiro setor e as secretarias municipais, cujo regimento interno aguarda homologação do Executivo Municipal e, considera como muito importante o funcionamento da Secretaria de Turismo para dar um norte nas ações já em curso e estabelecer o diálogo com o Governo do Estado e Federal. E, ainda, considerou como de extrema importância a inserção de Marabá no Mapa do Brasil do Turismo graças a assinatura do termo de adesão do Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, que precisa dar sequência nas ações que visam a estruturação do município das políticas de desenvolvimento neste setor cujo maior beneficiado é a nossa cidade, inclusive com a celebração de convênios para diversos projetos que forem encaminhados.

Por fim, Arnilson destacou o apoio recebido da Secretaria de Estado de Turismo e de empresários locais para a participação de representantes de Marabá no 2º Hiper Feirão Flytour de Viagens em outubro de 2016 em Santos - SP, que serviu para divulgarmos nossos atrativos e estruturas, deixando muitos com o desejo de conhecer essa cidade linda. Na ocasião estivemos com o Presidente da Flytour Sr. Michael Barckoczy e o mesmo foi enfático: Marabá tem tudo o que o turismo precisa, e vamos conhecer e divulgar Marabá através da Flytour, se colocando a nossa disposição. 


Palavras Finais de Toni Cunha

Conselheiros atentos às palavras de Toni Cunha
O Vice Toni Cunha disse que realmente está organizando a casa e considera muito importante o funcionamento da Secretaria de Turismo e não sabe quem inventou notícias que a mesma seria transformado em departamento. Vamos ter a secretaria, pode até acontecer que ela fique agregada por um tempo à Secretaria de Indústria e Comércio e depois retorne como Secretaria, mas, por ora ainda não há uma definição, o Prefeito Tião Miranda está precisando cortar muitas despesas e honrar compromissos prioritários, neste momento precisamos de um tempo para tomar as decisões corretas, até mesmo para alocação dos conselhos num único prédio, medida que parece que vai reduzir muitas despesas e precisamos de ações deste tipo.

Imagens desta postagem foram gentilmente cedidas por Wadson Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF