terça-feira, 6 de junho de 2017

Turismo no Sistema S - SESTUR e SENATUR

Existe uma boa ideia defendida por César Marcondes Pedrosa, Presidente da Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Minas Gerais – FHOREMG, de criar uma entidade dentro do Sistema S, sistema que abrange diversas entidades como: SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESC – Serviço Social do Comércio, SESCOOP – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, SESI – Serviço Social da Indústria, SEST – Serviço Social de Transporte, SENAT – Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte e SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.
Todas estas entidades exercem ofícios dedicados e, comumente possuem algo em comum com o turismo, assim como o comércio, atividades rurais e etc, no universo de micro e pequenas empresas. Mas, não há uma exclusividade para o turismo. Aliás, é chato saber que se houvesse boa vontade e visão estas ajudariam com capacitação para o nosso setor. Mas, na maior parte das vezes fazem bem pouco.

Turismo gera 4 bilhões para o Sistema S

Está corretíssimo o Senhor Paulo César Pedrosa quando afirma que o setor de turismo gera, em imposto sindical e contribuições 4 bilhões por meio do sistema S. “Esse dinheiro fica na Confederação Nacional do Comércio (CNC)”, contou Pedrosa. Mas o dirigente da federação discorda desse mecanismo. Por isso, a luta atual do empresário e do setor é conseguir criar o Serviço Social do Turismo (SESTUR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Turismo (SENATUR). “Assim, os R$ 4 bilhões anuais iriam para o turismo para o treinamento e a capacitação”, afirmou Pedrosa.
O Sistema S empresta favores, em muitos casos, quando se fala em capacitação para o turismo. Estive no decorrer dos últimos dois anos a perceber a vocação para o comércio e o setor industrial, com pouca ou quase nada de qualificação para os diversos segmentos do turismo, essa seria a do SENATUR. As grandes federações do comércio associadas à Confederação Nacional do Comércio vem ao longo de décadas pouco privilegiando o turismo. Daí, eu que sou do comércio, que já procurei saber de cursos para o setor hoteleiro e de gastronomia nada encontrei na minha cidade.

Tramitação

Para o presidente da FHOREMG, Paulo César Pedrosa, as entidades representantes do comércio não atendem as necessidades do turismo por meio do Sistema S com o SESC e o SENAC durante mais de 60 anos. Por isso, o assunto está em tramitação no Congresso Nacional para a criação do SESTUR e do SENATUR. É uma reivindicação justa, que venha lograr êxito, 4  bilhões em contribuições sem retorno. Essa será uma bandeira para todos nós, sucessooo!
Texto escrito com base na publicação: http://cntur.com.br/sistema-s-por-cesar-marcondes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF