terça-feira, 11 de abril de 2017

Festival de Cirandas de Manacapuru, entre o público e o privado

Manacapuru é um dos maiores destinos turísticos no Amazonas, recebendo um elevado número de turistas que visitam as praias, lagos e igarapés das proximidades, que contam com diversos hotéis de selva. a exemplo de Parintins, Manacapuru também é conhecida por seu festival folclórico, porém, ao invés do característico boi bumbá, promove as cirandas com agremiações que tocam um estilo de música típico local, e apresentam desfiles competitivos. O Festival de Ciranda de Manacapuru é realizado anualmente no Cirandódromo da cidade, localizado no Parque do Ingá, o primeiro aconteceu em 1997. A partir de então, a manifestação cultural recebeu status de manifestação folclórica e a cada ano apresentou mais qualidade e nível técnico nas noites da festividade.

É o quarto município mais populoso do Estado do Amazonas, o Festival de Cirandas é realizado com três grandes agremiações no mês de agosto, são elas, a ciranda Flor Matizada, Guerreiros Mura e Tradicional que se apresentam luxuosamente em uma hora e trinta minutos. Tradicionalmente o festival contou com apoio público do Governo do Estado, cuja fonte secou. E este é o grande problema de muitos eventos culturais providos com recursos públicos e, como muitos estados do país, quando surge a crise pela frente usa a tesoura e corta os recursos para a cultura.

Com recursos públicos é possível a realização de grandioso festival que, no entanto, muita verba custeava shows de artistas de renome nacional, em anos anteriores, além da festa folclórica havia a participação de atrações nacionais para animar ainda mais o festival, como Dudu Nobre, Anitta e a dupla Maria Cecília & Rodolfo, com grande demanda de recursos, em desfavor dos artistas locais. Para um festival de Ciranda, com lindas imagens, ornamentações e músicas de beleza insuperável para esta temática, deveria ser o carro chefe do evento. Esta deveria ser a grande atração cujos brincantes se esforçam para entregar o melhor espetáculo. 

O tradicional apoio financeiro público provia todos os custos, razão pela qual bancava quase que exclusivamente, no entanto, esta estratégia, sem articulação com entidades e empresas privadas mostrou-se falível. Este tipo de problema já não existe para a realização do Festival Folclórico de Parintins que, mesmo sem o apoio financeiro do Governo do Estado, vem conseguindo se apresentar nos níveis dos anos anteriores porque tinha muitos patrocinadores”. 

O Festival de Ciranda de Manacapuru é realizado tradicionalmente no último fim de semana do mês de agosto, sempre promovido em três noites de festas e, em 2015 mais de 80 mil pessoas participaram dos três dias de evento. Sem apoio do Governo do Estado, em 2016, a festa foi promovida em apenas uma noite.

http://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/quarta-feira-festival-de-ciranda-de-manacapuru-tera-apenas-uma-noite-de-apresentacoes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF