quarta-feira, 21 de junho de 2017

Curso de Aquaviários em Marabá superou todas as expectativas

A Marinha do Brasil através da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, do Departamento de Ensino Profissional Marítimo - CPAOR, esteve em Marabá no período de 12 a 16 de junho, para a realização do Curso de Qualificação MN Fluvial Auxiliar de Convés e MN Fluvial Auxiliar de Máquinas. A 4ª versão do Curso de Aquaviários foi realizado no Cine Marrocos com grande participação de interessados. De início estava programado apenas 20 vagas, depois 60 e terminou com número recorde 122 inscritos. Quando o assunto chegou aos muitos barqueiros, rabeteiros de Marabá, São João do Araguaia, Itupiranga, também surgiu o interesse dos militares do Exército Brasileiro do 52º Batalhão de Infantaria e Selva e, da Guarda Municipal de Marabá, surgiu a necessidade de se aumentar a quantidade, para satisfação dos promotores e organizadores que valorizaram muito o interesse dos inscritos. 

Mosaico de Cores numa super organização

Com apoio da Prefeitura de Marabá e uma boa articulação local, muitos dos participantes vieram com vestimentas oficiais, vendo-se alto, foi formado um mosaico de cores, os militares do exército com a farda verde oliva (tradicional), os Guardas Municipais com uniformes azuis (oficiais) e os demais de roupas brancas. Além deste mosaico, todos os participantes demonstraram interesse, tiraram dúvidas e acima de tudo ocorreu a disciplina militar e o respeito que as autoridades merecem. 

Todos os 122 participantes concluíram plenamente a carga curricular de conhecimentos, tudo com apoio e organização por parte da Vice Presidente do Instituto Reviver Atainá Santos que aceitou a missão e acompanhou todo o processo do começo ao encerramento, numa articulação perfeita junto da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Prefeitura de Marabá através do Chefe de Gabinete Valmor Costa, do Secretário de Cultura José Scherer.

Foram qualificados e habilitados 122 aquaviários que passaram a se tornar legalizados na função que exercem nos rios da região, passaram a ter o Certificado e Carteira de Piloto da Marinha do Brasil.

Da parte dos formandos, foi muito interessante a cena de vê-los limpando todos os dias espaço do Cine Marrocos, não deixando uma sujeira ou um pedaço de papel no piso ou em qualquer outro lugar.


Cerimônia de Entrega de Carteiras e Certificados

Na mesa de autoridades estiveram presentes o Vereador Nonato Dourado que representou a Câmara Municipal, o Secretário de Segurança Institucional Jair Guimarães Barata que no ato cerimonial representou o Prefeito Municipal Sebastião Miranda Filho, também estiveram presentes o Capitão de Mar e Guerra da Capitania dos Portos José Alexandre Santiago da Silva e do Major Genázio do 52º Batalhão de Infantaria e Selva.



Nova Embarcação para fiscalização náutica

Muito bacana, super elogiável o trabalho da Marinha do Brasil e da Capitania de Portos da Amazônia Oriental, vieram com uma excelente equipe. Na cerimônia foi anunciado aos presentes a chegada de uma nova e moderna embarcação para apoio nos serviços náuticos, sobretudo o de fiscalização das embarcações e seus condutores. A boa notícia é que muitos ou quase todos encontram-se regularizados e cientes do papel de conduzir as embarcações e passageiros de modo prudente e com toda a segurança necessária, inclusive, sem a ingestão de bebidas alcoólicas, mas, de agora em diante vai aumentar a fiscalizados todos. A Guarda Municipal também se qualificou para realizar trabalhos de fiscalização.



Depoimentos

Pedro Mariano da Praia do Meio
Agradeceu pela oportunidade e por ser procurado para fazer o curso, me senti muito importante.

Capitão Santiago
"Agradeço pelo pronto atendimento, o curso recebeu excelente apoio e permitiu cumprir toda a programação, tudo estava previamente organizado, as fichas todas sem problemas e separadas devidamente, isso resultou na ida da documentação para Belém para a confecção dos certificados e das carteiras e ser entregues no final do curso".


"Fez elogios diretos a organizadora Ataina Santos pela competência e articulação".

Militares do 52 Bis
"Agradeceram pela oportunidade, de serem lembrados mais uma vez pela Marinha e pelo contato feito pelo Sr. Abílio da Marinha e Atainá ao quartel de Marabá".

Associação dos Rabeteiros
"Foi um curso que atendeu a muitos barqueiros e rabeteiros, pessoas sem muitas inserção na sociedade e até mesmo um colega que estava com a perna quebrada pode participar. Sem contar a aproximação com a Guarda Municipal e com a Capitania dos Portos".

Texto: Atainá Santos e Francisco Arnoldo de Assis 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF