Dicas de Viagem






Dicas de Viagem

a. Para antes de viajar:

Planeja com bastante antecedência o roteiro da sua viagem. Horários de voos e saídas de barcos devem ser conferidos com antecedência.

Ser orientado por um guia turístico é muito importante. É ele quem vai lhe ajudar a encontrar as melhores opções e os equipamentos necessários para o seu roteiro turístico, como por exemplo: redes, fogareiros, mosquiteiros e cordas.

É importante se vacinar contra a febre amarela com no mínimo dez dias de antecedência da sua viagem e leve o certificado de vacinação que será exigido por órgãos de saúde do governo.

Previna-se de mosquitos tomando comprimidos de complexo B e cápsulas de alho nos dias que antecedem ao embarque. Contra a malária não existe vacinas, a prevenção é evitar a picada do mosquito transmissor. Deve-se usar camisas de mangas compridas, calças leves, use repelente e durma sob mosquiteiros.

Cheque com antecedência as credenciais da agência e se informe sobre os hotéis ou pousadas em que ficará.
Você deve levar na sua mochila, que deve ser impermeável: sapatos e tênis confortáveis de sola impermeável, capa de chuva, calças e camisas compridas leves, chapéu ou boné, protetor solar, repelente, roupas de banho, sacos plásticos ou embalagens impermeáveis para guardar documentos, câmeras fotográficas e celulares.

Leve o kit de pequenos primeiros socorros, remédios habituais, receita de medicamentos antialérgicos, antinflamatórios, antitérmicos, desinfetantes, gazes e esparadrapos, compostos clorados ou substâncias filtrantes para a água que será consumida de riachos e fontes.

Os equipamentos básicos para excursões: apito, binóculos, cantil, frutas secas, barras de cereais, isqueiros e fósforos, lanterna, rede para dormir, cordas, pratos e talheres.


b. Para que a sua viagem seja mais tranquila:
Nos locais por onde passar respeite os costumes, valores e crenças. Não sejam críticos ou esbocem qualquer reação de estranhamento.

Se forem realizar caminhadas, trilhas ou nos passeios de barcos, leve sacos plásticos para recolher o lixo que você produzir como restos de comidas, latas e garrafas plásticas.

Nas caminhadas prefira transportar a sua bagagem em mochila deixando suas mãos livres.

Nos passeios a pé a cada hora caminhada faça uma pausa de dez minutos para descansar.

Nas caminhadas em grupo escolha uma pessoa para ser o guia, de preferência que tenha conhecimento sobre o terreno que será percorrido. Precisa ter cuidados com as pessoas que andam mais devagar e podem ficar para trás.

Procure levar a água que vai consumir, tenha cuidado com a água que vai encontrar, principalmente quando o leito do rio ou do lago é muito baixo. Se for possível, prefira as bicas d`água que nascem nas montanhas.

Levem bússolas para casos de emergências.

Informe-se com antecedência sobre as condições climáticas e as distâncias a percorrer. 

Acidentes naturais podem provocar o fechamento temporário de estradas e mesmo de parques de diversões.

Para se realizar travessias em rios precisa-se de técnicas especiais para reconhecimento do terreno. Pode-se usar uma vara para verificar a profundidade, encontrar pedras e buracos.

Banhos em rios e cachoeiras oferecem riscos de afogamento e acidentes por conta das correntezas e profundidade do rio. Cuidado com a profundidade e com as pessoas que não sabem nadar. E lembre-se: nem sempre as águas escuras indicam que são fundas e mesmo águas calmas podem esconder pedras no fundo do rio.

Se o seu roteiro de passeio exigir esforço físico, comece com roteiros mais amenos, condicionando-se fisicamente para os trajetos mais íngremes e prolongados. Evite caminhar sozinho à noite ou sob cerração.

Evite apoiar-se na vegetação durante as caminhadas ou colocar as mãos em buracos ou fendas.

Procure uma marcha e evite caminhar rapidamente em descidas íngremes ou pedregosas. 

E evite que se consumar bebida alcoólica antes e durante o trajeto.

O passeio é um momento especial, aproveite e faço o registro fotográfico dos locais e momentos agradáveis. Atenção especial para as condições de luz para fotos ao ar livre, ao amanhecer e entardecer e prefira câmeras com ajuste manual da luz. Acessórios como filtros, tripé e lentes auxiliam na qualidade das imagens e, não esqueça de levar cartão de memória extra ou outro acessórios para descarregar as fotos.

Imprimir Artigos

Print Friendly and PDF